Fórum


Esta secção serve para troca de ideias. Procuramos responder às vossas dúvidas e estamos também receptivos às vossas respostas para as questões colocadas.

Armando,   Antes de mais deixe-me dar-lhe os parabens pelas musicas que compõe... estive a ver a sua página ao procurar informações na Web sobre homestudio, e ouvi os seus midi's e adorei pelo menos duas musicas Apóstulo.mid, e Tudo.mid ... São Excelentes... os Ficheiros em MP3 não consegui ouvir, mas tive a curiosidade de abrir os ficheiros midi com o Cakewalk Guitar Studio e já se define melhor a musica...   Não gostava de começar a fazer-lhe perguntas sem antes me apresentar, Chamo-me Pedro Ferraz, e sou vendedor da Salvador Caetano - Toyota, na Figueira da Foz, relativamente a musica, Toco Bateria desde os 16 e já toquei em vários grupos e formei outros tantos, todos na Zona de Coimbra. Entretanto desliguei-me da Musica, por incompatibilidade profissional, embora neste momento já tenha mais disponibilidade... pelo menos para brincadeiras.   Armando, as minhas questões são as seguintes:  

1. Estava a pensar em arranjar um programa que me permitisse com um portatil, fazer qualquer coisa interessante (brincadeiras) será que o cakewalk é razoavel ? qual é o prog. que utiliza ?  

2. Que teclado é que utiliza ?

1- O programa que utilizo  é o Cakewalk Sonar, que veio substituir o ProAudio. No entanto, é um programa que exige bastantes recursos, pelo que penso não ser o mais apropriado para um portátil. Eu também tenho um e não consigo que o Sonar funcione sem estar a fazer frequentes "drop-out". Tenho outro programa, que é bastante mais simples em termos gráficos, mas que funciona bem no portátil, que é o "Power Tracks Pro Audio" da PG Music (www.pgmusic.com). Se estiveres interessado em programas que fazem arranjos podes ver também o Band-in-a-Box , da PG Music e o Jammer, da Soundtrek (www.soundtrek.com) Para a masterização dos trabalhos utilizo o Sonar, com auxilio de plugins, de que saliento o "BBE Sonic Maximizer" da virsonix (www.virsonix.com). Poderá ainda encontrar outros links interessante na seção de música do www.tasaver.net .  

2- Utilizo vários teclados : o Roland EG 101, o Roland XP 10, o sequenciador da Yamaha QY 70 e a caixa de ritmos Boss Dr 202. O EG 101 e o QY 70, além do band-in-a-box, serviram para os arranjos do meu último trabalho e utilizei o XP10, o Dr 202 e ainda novamente o QY 70 como fonte sonora.

-----------

Obrigado pela resposta.   Eu tambem instalei o Sonar e faz-me exactamente a mesma coisa. Quanto ao ProAudio, tenho o 9 e o Guitar Studio e com esses não há problema...   No entanto não tenho nenhum midi ligado, tenho um teclado Yamaha, mas não sei como o ligar ... existe algumi nterface via Serial port ou USB ? Qual a placa de Som que utiliza para receber os midi ?  

Existe algum Software que simule um teclado nas teclas do PC para que possa gravar atravez do PC ?

1- Existem vários interfaces para ligar teclados (ou outros instrumentos) midi a computadores. é frequentemente utizado o interface MPU 401, que conecta a porta de jogos (joystick) da placa de som ao Midi IN e ao Midi Out do computador. Essencialmente consiste num terminal com 9 pinos para ligar ao joystick, num lado, com dois fios com fichas midi, acrescidos de uma extensão para ligar o joystick. Para além destes, placas como a soundblaster live possuem já saídas midi. Existem ainda interfaces para ligar IN/OUT midi à porta da impressora ou à porta USB. Mais informaçõesmpodem ser encontradas em Edirol e Midiman.

2- Existe software como o Virtual Sound Canvas da Roland que simulam módulos de som e que podem ser controlados a partir do teclado quer via midi, quer a partir das teclas do computador. Os sintetizadores tradicionais enfrentam hoje em dia uma cada vez mais agressiva concorrência dos sintetizadores virtuais, que desenvolvidos com base na tecnologia VST ( Cubase/Steinberg, Logic Audio/Emagic) quer na tecnologia DXi (Cakewalk )

----------

Olá, Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site, muito legal! Será que vc poderia me dar uma dica : Construir um estúdio no fundo lá de casa. Coloquei uma cabine na frente, onde vai fica a mesa e o computador e uma janela de vidro pra gente ver dentro do estúdio. Qual o revestimento que eu coloco nas paredes, no chão e no teto ? Fui em um studio que era um tipo de madeira até o meio da parede e da metade pra cima era uma espuma. Outro que fui era todo de carpete nas paredes e madeira no teto. Vc poderia me dar uma dica ? Com relação às caixas : é interessante que coloque uma caixa separada para o baixo e guitarra ou tudo junto na mesa ? Se for tudo jundo, qual é a potencia de caixa que devo usar ? quantas ? Valeu! :)

Alessandro Araújo - Analista  - GEDES Fiscalização

1- Obrigado Alessandro por colaborar conosco neste fórum. Quanto às questões que me coloca é um tema interessante pois eu também estou a remodelar o meu estúdio pessoal, que vai ser tranferido de Viana do Castelon para Braga. Em qualquer estúdio, a boa captação do som é um dos factores que mais interferência tem no som final. Se utiliza microfones bastante sensíveis, qualquer pequeno ruído se vai misturar com o som do instrumento que pretende captar. O isolamento acústico é pois um factor de extrema importância. No meu caso eu irei utilizar uma parede dupla de madeira com caixa de ar prenchida no seu interior por lã de vidro. O chão, vou revestir com cortiça. entre a cabine e o estúdio ireie colocar uma janela em vidro duplo.

2- Para captar o som de uma guitarra ou de um baixo, o método que permite maior dinâmica consiste em captar o som com um microfone apropriado colocado em frente ao amplificador próprio do instrumento. É também possivel captar o som directamente utilizando simuladores de amplificador, mas o resultado não é tão bom. Para fazer a mistura e controlar o som final deverá utilizar monitores de estúdio, nearfield, como por exemplo Alesis (Monitor One), os Yamaha (NS10) , Event Electronics (PS) Mackie, Genelec; Tannoy (Reveal), KRK Systems, etc. Quanto a amplificados existem vários modelos da Yamaha (P-Series), Mackie, Alesis . Poderão ser utilizados monitores já amplificados, por exemplo da Roland (DS90), Alesis (M1) Yamaha (MSP10).